Dando continuidade à Nano, a coleção de bolso da Antofágica, apresentamos uma das mais prestigiadas obras de ficção do século XX – e, daqui, agradecemos por acessar sua teletela.
Situado num futuro distópico não tão distante assim, 1984 narra as dinâmicas e engrenagens que regem a vida de Winston Smith, funcionário público do Ministério da Verdade. Submetido a um regime totalitário posto em prática sob o constante alerta de que o Grande Irmão está observando, a rotina de Smith é burocrática e, claro, sistematicamente vigiada.
Na corda bamba entre um passado alcançado apenas por meio de sonhos e um presente que, sob a força da opressão, insiste em manipular e reescrever o que já aconteceu, Smith começa a questionar a realidade em que vive. A princípio, seus gestos de rebeldia – como manter um diário que preserva suas memórias – podem soar inocentes, até que ele se depara com a oportunidade de fazer algo maior e, em prol de uma tão sonhada mudança, coloca a própria vida em risco. Último livro publicado por George Orwell, 1984 traz à tona realidades distópicas que se conectam, ainda, com nossa realidade. Como apoio e contextualização para a leitura, este livro e toda a coleção Nano apresentam um QR Code que, ao ser escaneado, direciona o leitor para um portal de textos extras sobre a obra. Neste local, disponibilizamos um texto de apresentação do ator e escritor Gregório Duvivier, além de posfácios do jornalista e escritor Ignácio de Loyola Brandão, da doutora em Letras Débora Reis Tavares, do escritor e jornalista Eduardo Bueno e de Luiz Eduardo Soares, escritor e pós-doutor em Filosofia Política.