Esta obra traz o diário de Charles Darwin sobre a expedição de cinco anos realizada a bordo do navio HMS Beagle. As observações registradas pelo naturalista inglês resultariam, anos mais tarde, na elaboração da Teoria da Evolução, que transformaria a ciência para sempre.
A par do histórico de depressão e suicídio do primeiro capitão do Beagle, o novo capitão, Robert FitzRoy, almejava ter uma companhia erudita que amenizasse a solidão em sua viagem. Por esse motivo, convidou o jovem Darwin para acompanhá-lo em sua jornada pela América do Sul. Um lance de sorte para a história das ciências naturais.
Além da pesquisa científica, a segunda missão do Beagle teve ainda a tarefa de transportar de volta à Terra do Fogo três indígenas que haviam sido levados à Inglaterra quando do retorno da primeira expedição. Justamente este impacto sobre os povos originários é analisado no prefácio desta edição, redigido pelo pesquisador argentino Héctor Palma, autor de inúmeras obras sobre o tema.
Esta viagem fascinante é apresentada aqui sem cortes, a partir da primeira edição. Enriquecem ainda mais o volume as notas explicativas de Palma, além de imagens e mapas originais. Acompanhe a jornada completa, da Inglaterra ao Brasil, seguindo por Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Equador, até o retorno pela Oceania e pelo Sul da África, com uma nova parada em solo brasileiro.