Uma das maiores histórias de fantasmas de todos os tempos
No final do ano de 1897, o escritor norte-americano Henry James foi contratado pela revista literária Collier’s Weekly para escrever uma história de fantasmas. O resultado, a novela A Volta do Parafuso, foi publicada em doze partes, entre janeiro e abril de 1898. Posteriormente, a história foi publicada em livro e se tornou um clássico da literatura de horror, sendo reeditada e adaptada constantemente ao redor do mundo. Mais de um século depois, ela agora vai assustar os leitores brasileiros neste novo lançamento da DarkSide® Books, em edição imperdível da marca Medo Clássico.
Na véspera de Natal, alguns amigos se reúnem em volta de uma fogueira. Um deles lê um manuscrito de uma mulher já falecida, sobre a época em que ela foi encarregada de educar e proteger dois órfãos de descomunal beleza, Flora e Miles, na propriedade rural de Bly, em Essex, Inglaterra. Com um ritmo magistral, que mantém o suspense até o fim, acompanhamos a narrativa dessa mulher que conta com intimidade o desenrolar dos eventos com as crianças e os funcionários da mansão.
Integrando a marca Medo Clássico, ao lado de nomes como Mary Shelley, Edgar Allan Poe, Bram Stoker, Stevenson e Joseph Conrad, a edição da DarkSide® Books conta ainda com ilustrações de explodir os olhos do premiado ilustrador italiano Marco Mazzoni, criadas especialmente para este livro, e uma esclarecedora introdução da tradutora Luci Collin, em que ela destrincha fatos importantes do contexto original da publicação e afirma que A Volta do Parafuso condensa “muitos elementos dramáticos como o amor não correspondido, a morte, a virtude não apreciada, a inocência corrompida, as forças do mal na existência humana, sendo também um dos textos com qualidades mais teatrais de James: um único cenário em uma misteriosa mansão, rostos pálidos que surgem nas janelas, figuras estranhas que aparecem e desaparecem, cenas e diálogos melodramáticos e a tensão entre inocência e forças malignas”.
A Volta do Parafuso influenciou vários autores bem conhecidos dos darksiders, entre eles Peter Straub, Oscar Wilde, Virginia Woolf, Frances Hodgson Burnett, e Joyce Carol Oates. Em seu livro sobre o horror, Stephen King o considera uma das maiores histórias de horror sobrenatural. Além disso, o livro serviu de base para várias produções cinematográficas, dos filmes Os Inocentes (1961) e Os Outros (2001), à cultuada série A Maldição da Mansão Bly (2020), do diretor Mike Flanagan responsável também por A Maldição de Hill House (2018) e Doutor Sono (2019). Agora o leitor tem a oportunidade de também fazer parte deste clube seleto, com a mais especial das edições.