"A única escrita de que tive inveja na vida" – Virginia Woolf
Adorada por Virginia Woolf, Clarice Lispector, Ana Cristina César, entre tantas outras, Katherine Mansfield tem sido uma grande referência para escritoras desde as primeiras publicações. Sua escrita habita o intervalo – investiga a complexidade dos detalhes. Ao retratar pessoas comuns em situações cotidianas, Mansfield nos mostra nesta coletânea de cinco contos que, mesmo na superfície dos acontecimentos, se escondem conflitos sociais e psicológicos profundos.
Em "Êxtase", conto mais aclamado da autora, vemos de perto o descompasso entre o desejo intenso e a realidade, entre vivência e projeção. Também em "Aula de canto" a realidade é capaz de interromper a vida interior da protagonista, cuja emoção é modulada pelo ritmo da música, alternando tons e vibrações. Já em "As filhas do falecido coronel" e "A vida de Ma Parker", as protagonistas têm de lidar com o luto – no primeiro, duas jovens herdam neuroses familiares e, no último, uma senhora enlutada é confrontada com a necessidade de manter-se impassível – e lhe resta desabafar com um literato para quem trabalha como diarista. Por fim, "Festa no jardim" encena um contraste da existência humana: enquanto uns dão festas extravagantes, outros conduzem funerais. A edição da Antofágica reúne cinco dos principais contos de Katherine Mansfield, com artes de Giulia Bianchi em giz pastel e pinturas, óleo sobre tela. Os contos foram selecionados e traduzidos pela escritora Nara Vidal, que também assina um posfácio, e a apresentação é de Taize Odelli, jornalista e podcaster. Talissa Ancona Lopez, estudiosa das cartas de Mansfield (UNICAMP), escreve sobre a vida e a obra da autora, e Clarice Paulon, mestre em Psicologia (USP), sobre as relações dos contos com a psicanálise.
EXTRA: Ao escanear o QR Code da cinta, o leitor tem acesso a duas videoaulas sobre o livro com Renata Cristina Pereira, licenciada em Letras pela PUC-SP e mestre em Filosofia pela Unifesp.