Um romance de estreia eletrizante sobre o vínculo extraordinário entre duas garotas separadas pelas circunstâncias, mas implacáveis em sua busca pela amizade verdadeira.
De todas as condições que promovem a exclusão social no mundo, há uma que é mais decisiva e muito mais difícil de ser "superada": ser mulher. Se esse simples fato ainda pode colocar, em pleno século XXI, mulheres maduras que tiveram acesso à educação, têm trajetórias profissionais bem-sucedidas e vivem em grandes centros urbanos do mundo em situações de extrema violência, que dirá duas adolescentes numa aldeia rural da Índia.
No início deste romance, Poornima e Savitha ainda não se conhecem, mas têm as mesmas três características fundamentais contra elas: são pobres, têm muitos sonhos que sonham em realizar e ... nasceram mulheres. Após a morte da mãe, Poornima fica cuidando da casa e de seus irmãos mais novos, à espera de que seu pai consiga lhe encontrar um pretendente que o livre do fardo de ter uma filha mulher. Savitha é ainda mais pobre que Poornima e, já que não há mesmo nada a perder, ela toma a vida em suas próprias mãos e acaba se tornando uma garota alegre, curiosa, independente e perspicaz. Savitha e Poornima se tornam amigas, tecem juntas na charkha, a roda de fiar, e desejam escapar do que o destino lhes reserva: um casamento arranjado e a maternidade em série.
De repente, a aldeia isolada onde as duas moram já não parece tão claustrofóbica assim, e elas começam a imaginar que há um mundo possível, para além de todos os limites e restrições que lhes são impostos. O que elas ainda não sabem é que a crueldade se esconde em todos os recantos desse mesmo mundo que elas tanto desejam abraçar.
Narrada numa prosa lírica, encantadoramente bela e, ao mesmo tempo, arrebatadora, a história de Savitha e Poornima é uma ode à capacidade humana de sobreviver e de manter o sonho vivo apesar de todas as adversidades.
“Este livro fala dos laços de amizade entre as mulheres e de como os sonhos de todas elas combatem a pobreza e as sociedades patriarcais. Um presente para os fãs de Elena Ferrante.”
- The Huffington Post
“Encantador! A prosa resplandecente de Shobha Rao capta as nuances e a intensidade de duas melhores amigas às vésperas de se tornarem adultas num mundo incerto e precário. Um relato incisivo sobre o vínculo inquebrantável da amizade.“
-Kirkus Reviews
“Este romance poderoso e comovente e suas duas heroínas inesquecíveis oferecem um exemplo extraordinário da força que pode ser encontrada mesmo nas situações mais terríveis.“
-Booklist