"
É tempo de mudança. Há novos ataques dos vikings da Irlanda e turbulências entre os saxões sobre a liderança da Mércia. É neste cerário que se inicia a trama de O trono vazio, o oitavo volume da saga best-seller do New York Times Crônicas Saxônicas, que deu origem a série de TV The Last Kingdom, coproduzida e exibida pela Netflix.
A Mércia está dividida. E sua maior ameaça não tem origem nos selvagens guerreiros irlandeses nem nos nórdicos pagãos, mas sim em uma disputa interna. Æthelred, o senhor da Mércia, está definhando, prestes a morrer, e não deixará nenhum herdeiro legítimo.
Esse cenário abre caminho para disputas pelo trono. Uhtred de Bebbanburg, o maior guerreiro da Mércia, sempre apoiou a senhora Æthelflaed para que se tornasse a sucessora do trono. Mas ainda que a senhora Æthelflaed, sua esposa e inimiga, seja uma combatente formidável e uma grande líder, a Mércia jamais foi comandada por uma mulher. Será que a nobreza aceitará Æthelflaed como líder? Mesmo ela sendo a viúva de Æthelred e irmã do rei de Wessex?
O ambiente se torna cada vez mais hostil, além disso, ela não conta com seu guerreiro mais poderoso, o infame Uhtred de Bebbanburg, gravemente ferido em seu último combate. Para ajudar sua senhora, ele precisa antes se recuperar, e para isso deve ir atrás da espada que o perfurou, desviando-se ainda mais das questões políticas.
Todo o terreno está preparado para terríveis batalhas entre homens poderosos. O trono vazio também deixa uma abertura perigosa para a atuação dos saxões ocidentais, que, como aliados dos mércios, veem uma oportunidade para anexar completamente o reino vizinho. E, enquanto a Mércia está ocupada com disputas internas, seus inimigos pagãos têm uma nova chance de conquistar seus territórios.
O futuro é incerto, e o sonho da unificação dos saxões está cada vez mais distante. É preciso um herói, um herói capaz de aniquilar a ameaça à Mércia, um herói capaz de decidir o destino de um reino.
Devido ao grande sucesso e precioso teor histórico, a saga Crônicas Saxônicas deu origem a série televisiva The Last Kingdom, que teve sua estreia em 2015 pela BBC. Já a segunda temporada foi coproduzida pela Netflix que, a partir daí, começou a também transmitir a série via streaming. Na produção podemos acompanhar as aventuras do protagonista Uhtred em busca da sua identidade nesta grande guerra.
"