O selo Escrituras, dentro da Coleção Ponte Velha, edição apoiada pelo Ministério da Cultura de Portugal e pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB), publica Poética em Razão Crítica, de Amadeu Torres (Castro Gil), prefaciada por Carlos Nejar, membro da Academia Brasileira de Letras.
“Filólogo, gramático, filósofo, mestre de Humanidades, poeta lusitano com vocação de universalidade, Amadeu Torres (Castro Gil) assume a posição de quem contempla o que passa com a lucidez de quem fica. Ao criar a razão crítica suscita nova noção transcendental, o que é irônico, pois sua arma é a própria erudição. E a erudição tem a solitude da cultura e o delírio da inteligência que corrói o raciocínio dos lógicos. E o mundo, hoje, percebe pouco, ou (des)percebe, por míope, as verdadeiras invenções, a não ser quando elas rebentam de um pequeno grupo para a república da realidade poética, onde o mistério é sempre voz irredutível e se impõe. O que se entende na razão, se ama no mistério.
“E a propósito deste inventivo e singular livro, vem-me o que J. W. Beach falou de Joyce: ‘Quando se chega ao work in progress, a Quarta Dimensão está em todas as partes, já que o estado de sonho da mente que aqui se apresenta é compatível com a mais aloucada união de tempos e espaço’. O conceito de modernidade e historicidade dá lugar ao de Visionar(idade).”Extraído do prefácio de Carlos Nejar,poeta, ficcionista e crítico, pertencente à AcademiaBrasileira de Letras e à Academia Brasileira de Letras