O objetivo do livro Tarefas terapêuticas para clínica cognitivo-comportamental foi sistematizar opções de tarefas terapêuticas, atendendo à demanda que as autoras recebiam de estagiárias e profissionais em atendimentos clínicos. Agora, neste livro, além de serem mais tarefas terapêuticas, estas são direcionadas a públicos mais específicos: há opções de ferramentas para trabalhar com grupos, com pessoas com transtornos especificados e com aquelas em intervenções com objetivos mais delimitados.\r\n\r\n\r\nInéditas, as tarefas deste volume estão separadas de acordo com seus possíveis objetivos em terapia ou quanto à população mais provável com a qual serão utilizadas. São apresentados, ainda, instrumentos de avaliação de sinais e sintomas emocionais, que podem contribuir com o automonitoramento das clientes. Por fim, são disponibilizados mais de 90 anexos para download e uso em sua prática clínica.\r\n\r\n\r\nEste livro dispõe de anexos para download.\r\n\r\n\r\n\r\nCONHEÇA O SUMÁRIO\r\n\r\nApresentação\r\n\r\n\r\nTarefas sobre o processo terapêutico\r\nComo funciona a terapia com crianças | Como funciona a terapia com adolescentes | Psicoeducação sobre terapia com adultas e idosas | Explicando o modelo cognitivo | O que são emoções? | Contrato terapêutico com adultas e idosas | Contrato terapêutico: pais de clientes menores de idade | Delimitando metas terapêuticas | Agenda de sessão | Complicadores terapêuticos | Caixinha dos segredos | Entre outros...\r\n\r\n\r\nTarefas para automonitoramento\r\nMonitoramento semanal | Observando os pensamentos | Registro de emoções | Planner das emoções Lidando com as emoções | Compreendendo minha emoção | Avaliando sintomas do TOC | Avaliando a solidão | Avaliando a resiliência | Aplicativo para acompanhamento de pensamentos automáticos e do humor (Cogni) | Aplicativo para atividades de terapia guiada (Cíngulo) | Entre outros...\r\n\r\n\r\nTarefas focadas no autoconhecimento e na autorresponsabilização\r\nMeus potinhos | Viajando pelas minhas versões | Meu eu perfeito | Meu mundo ideal | Inventando minha história | Quando me anulo | Playlist das emoções | Carta para o futuro | Culpa | Conectando-se com os próprios objetivos | Autorresponsabilização | Autodesenho | O que estou disposta a fazer | Entre outros...\r\n\r\n\r\nTarefas para trabalhar autocobranças, autoaceitação, autocompaixão e autoestima\r\nVocê não precisa se cobrar o tempo todo | Investimento pessoal | Exigências exageradas | Fórmula perfeita | Reconhecendo fragilidades | Trabalhando a autoaceitação | Aceitando as emoções | Restrições femininas e culpas patriarcais | Reconhecendo a própria beleza | Desconstruindo padrões de beleza | Promovendo autoamor | Redirecionando energia | Incentivando sonhos | Eu sou minha prioridade | Promovendo enfrentamento | Fortalecimento de pessoas pretas | Fortalecendo a autoestima feminina | Entre outros...\r\n\r\n\r\nTarefas para trabalhar atenção plena (mindfulness)\r\nConhecendo a atenção plena | A gente se acostuma | Foco na respiração | Quatro formas de andar | Cartões diários de atenção plena | Vivendo o aqui e agora | Automassagem | Autoescaneamento | Vivendo o cotidiano com atenção plena | Modo piloto automático | Assumindo o controle | Entre outros...\r\n\r\n\r\nTarefas focadas em habilidades sociais\r\nPsicoeducação sobre tipos de comportamento | O que é assertividade? | Aprendendo a falar sobre novos assuntos | As perguntas que eu faria | Não era o que eu queria | Você consegue | Habilidades sociais | Entre outros...\r\n\r\n\r\nTarefas focadas no trabalho/estudo e procrastinação\r\nRelação de trabalho | Definindo prioridades | Autoinstrução | Um dia perfeito no trabalho | Mudando de ambiente | Sua técnica pomodoro | Prós e contras | Estabelecendo prioridades | Culpa pelo ócio | Quem me cobra? | Reconhecendo meu valor | Bullying e formação de laços | Alternativas à violência escolar | Entre outros...\r\n\r\n\r\nTarefas focadas em relacionamentos amorosos saudáveis e abusivos\r\nNinguém me ama | Meus relacionamentos | Colocando limites | Distanciamento e dificuldade de comunicação | Nem tudo no outro é defeito | O copo das relações | Compreendendo abusos | Fim de relacionamento | Um adeus às vezes é necessário | Superação de término de relacionamento | Reencontrar-se | Retornar para si após o término | Superando ou negando emoções | Prevenção de recaída/quebra de padrões | Crescer em lar abusivo | Entre outros...\r\n\r\n\r\nTarefas para lidar com sintomas ansiosos ou transtornos de ansiedade\r\nEntendendo o que é a ansiedade | Psicoeducação sobre fobia social | Cadeia de eventos | Time-out | O certo sobre o planejado | Ilustrando distorção cognitiva | Efeito fuga | O que me sufoca | Cata-vento | Manejando a ansiedade | Técnica do pinheiro | Cortando a ansiedade | Entendendo o que é o TOC | Mapa do TOC | Registrando os rituais | Saber para mudar | Primeiras exposições | Prevenção de recaída | Entre outros...\r\n\r\n\r\nSintomas de depressão e desesperança\r\nCansaço | Psicoeducação sobre transtorno depressivo persistente (distimia) | Sentimento de solidão | Autolesão | Flexibilidade cognitiva | Checklist da gratidão | Sou mais forte do que penso | Rã na panela | Autorreforço | Ideação suicida | Presentes para festividades pessoais | Retomando atividades prazerosas | Cardápio da semana | Pontos altos do meu dia | Círculos do que me faz bem | Desejos | Entre outros...\r\n\r\n\r\nTarefas para pessoas com transtorno bipolar e da personalidade\r\nPsicoeducação sobre transtorno afetivo bipolar | Afetivograma | Psicoeducação sobre o transtorno da personalidade borderline\r\n\r\n\r\nTarefas para lidar com adoecimento físico, luto e perdas\r\nSignificados da doença | Como me sinto | Quais são os meus medos? | Tenho perspectivas? | Pedindo ajuda | Plano de ação | Tudo passa | Adoecimento familiar | Encerrando ciclos e recomeçando | Psicoeducação sobre luto com crianças | Enfrentando o luto | Carta de adeus | Festejando os bons momentos | Suporte familiar no luto | Perda de atividades diante do luto | Viver é honrar quem partiu | Entre outros...\r\n\r\n\r\nTarefas para intervenções com pais\r\nPsicoeducação sobre comunicação não violenta | Necessidades e reações: comunicação não violenta | Negociando direitos e deveres | Reconhecendo gostos | Estabelecendo limites | Entre outros...\r\n\r\n\r\nTarefas para trabalhar com casais\r\nNegociação | Negociável ou inegociável | Momentos que marcaram | Oferecendo presença | Respeito ao tempo do outro | Expressando minha gratidão | As qualidades do meu parceiro | Entre outros...\r\n\r\n\r\nTarefas para trabalhar com grupos\r\nO que o grupo quer trabalhar? | Problemas e metas | O que motiva os integrantes do grupo? | Não estou sozinho | Flexibilizando percepções | Percebendo alternativas | Reestruturação cognitiva | Prós e contras | Identificando o tipo de comportamento | Ordem de dificuldade | Enfrentando o medo | Como o outro sente? | Carta com carinho | Rede de apoio | História de José | Identificando ambientes invalidantes | Atividades prazerosas | Aniversário de 80 anos | Redução de danos | Ganhos terapêuticos | Entre outros...\r\n\r\n\r\nTarefas com focos diversos\r\nDecidindo onde investir | Criando novos hábitos | Técnica do 1-2-1 | Perfil do sono | Vivências de preconceito que podem gerar culpa ou indignação | Aprendendo com momentos difíceis | Vantagens e desvantagens dos modos | Estratégias compensatórias para esquemas | Diário do esquema | Entre outros...\r\n\r\n\r\nAnexos\r\n\r\nReferências\r\n\r\n\r\nPÚBLICO-ALVO\r\n\r\nProfissionais que trabalham com terapia cognitivo-comportamental e atendem a diversos grupos, desde crianças, adolescentes até idosos, bem como casais, pessoas com transtornos bipolar, borderline, etc.\r\n\r\n\r\nDIFERENCIAIS DA OBRA\r\n\r\nSão tarefas práticas, elaboradas pelas autoras, e 96 delas estão disponíveis para serem impressas e utilizadas pelo profissional no seu dia a dia. Um diferencial deste volume em relação ao primeiro é a apresentação de uso de instrumentos de avaliação de sinais e sintomas emocionais.\r\n\r\n\r\nCONHEÇA AS AUTORAS\r\n\r\nORGANIZADORA:\r\n\r\nSabrina Martins Barroso\r\n\r\nPsicóloga pela Universidade Federal de São João del Rei. Especialista em desenvolvimento humano pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em avaliação psicológica pelo Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais e em terapia cognitivo-comportamental pela Faculdade Metropolitana. Mestre em psicologia e doutora em saúde pública pela UFMG. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Autora/organizadora de diversos artigos, capítulos e livros sobre avaliação psicológica, saúde mental, psicologia geral, intervenção em abordagem cognitivo-comportamental e pesquisa em psicologia. Autora do jogo Memorex, material terapêutico para intervenção cognitiva, do Jogo da resiliência, voltado para o desenvolvimento da resiliência e da capacidade de resolução de problemas, dos cards clínicos Intimidade e sexualidade na maturidade: 100 perguntas para a clínica com idosos e dos baralhos clínicos Baralho de vivências e reações a violência/bullying na escola, Baralho das emoções: representação e psicoeducação para crianças e adolescentes e Baralho das emoções: representação e psicoeducação para adultos e idosos.\r\n\r\n\r\n\r\nCOLABORADORAS:\r\n\r\nAna Carolina Montanheiro Gonçalves, Ana Laura Domingues de Sousa, Eliana da Xing Chen, Florence Carla de Morai, Gabriela Pontes de Paula.\r\n\r\n\r\nDADOS TÉCNICOS\r\n\r\nISBN: 978-65-5571-135-6\r\n\r\nFormato: 16x23 cm | 416 páginas | Peso: 698g.\r\n\r\nAcabamento: Capa dura\r\n\r\nAno: 2023