Naquela manhã de abril de 1987, Reinaldo Quintanilha, um jovem advogado da Turrialba & Velasquez, recebe uma carta de Helena Carpeaux, falecida na madrugada anterior. Demonstrando conhecê-lo, ela o incumbe de executar seu testamento, pedindo que ajude a resgatar algo relacionado a um amor, que fora obrigada a ocultar. Intrigado com o fato, por não a conhecer nem ter ouvido nenhuma menção ao seu nome, Reinaldo mostra a carta a Francisco Velasquez, seu superior imediato, que confirma ser uma cliente antiga, embora estranhando não ter sido, ele próprio, o encarregado da missão.
Desejoso de conhecê-la, embora morta, ele acompanha Francisco ao cemitério. Antes que a urna funerária seja fechada, uma jovem, em meio às lágrimas, deposita um beijo naquela face sem vida, retirando-se logo em seguida. Embora a tenha visto apenas de relance, Reinaldo acredita que ela seja a pessoa por quem se apaixonara, quase quatro anos antes.
Naquela noite, ele custa a dormir, face às dúvidas que povoam sua mente. Sem que possa imaginar, a execução daquele testamento revelará segredos que irão alterar profundamente sua vida.