Conheça alguns dos motivos que levaram o Magazine Luiza ao reconhecimento internacional
A inovação é, sem dúvida, uma das características mais marcantes do Magazine Luiza. Durante sua história, a empresa se destacou não somente por sua política comercial bem sucedida, como também por seu modelo único de gestão e relacionamento com seus colaboradores, tornando-se um verdadeiro case de sucesso em diferentes temas, no Brasil e no resto do mundo. Conheça abaixo alguns desses exemplos:
-
Lojas Virtuais
As Lojas Virtuais do Magazine Luiza se tornaram um verdadeiro case de sucesso no mercado nacional, servindo como modelo lucrativo para diversas companhias do Brasil e até mesmo do exterior. Mas isso não aconteceu recentemente e, sim, há 15 anos, quando nenhuma empresa varejista sonhava em implantar uma loja que não teria seus produtos expostos em prateleiras, com vendedores apresentando-os por meio de fitas de vídeo e televisão a cores.
Hoje, esse modelo se tornou uma das principais fontes de faturamento da companhia. Em suma, as Lojas Virtuais são estabelecimentos localizados em cidades de até 100 mil habitantes ou em bairros populosos de cidades maiores. Sem um único produto em exposição ou estoque, as Lojas Virtuais têm baixo custo e, por isso, levam vantagem na competição com as grandes redes de lojas convencionais. Atualmente, a compra é realizada por meio de terminais multimídia de última geração, com imagens dos produtos geradas em estúdio próprio e com grande riqueza de detalhes.
O conteúdo é o mesmo do site www.magazineluiza.com. Consultando aos computadores, o consumidor tem todas as Informações de que necessita para decidir uma compra. A presença de vendedores treinados é um conforto a mais aos clientes, que contam, com isso, com um tratamento humanizado. Outra grande vantagem é que o produto pode ser entregue na casa do cliente em até 48 horas depois do pedido, exceto em vendas especiais.
Além disso, essas lojas se transformaram em Centros de Promoção para as comunidades onde são instaladas, pois oferecem internet grátis, cursos de línguas e ainda proveem locais para a prática de atividades em grupo. Recentemente, este modelo de vendas foi analisado como case na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, uma das mais conceituadas escolas de ensino superior no mundo.
-
Liquidação Fantástica
A maior e mais tradicional liquidação do Brasil acontece no começo de janeiro e todo ano é notícia nos principais jornais impressos e telejornais do País. Com descontos de até 70%, nenhum outro evento leva tanta gente para a rua, e logo nas primeiras horas do dia, quanto a Liquidação Fantástica do Magazine Luiza.
A promoção dura apenas seis horas (começa às cinco da manhã e vai até às onze horas, em média) e corresponde ao faturamento de uma semana de toda a rede. Em lojas situadas em grandes centros, são mais de 20 mil clientes que chegam com antecedência surpreendente às filas. É tanta ansiedade para a promoção que algumas pessoas guardam seus lugares na fila até uma semana antes de começar a Liquidação.
-
Liquidação da Madrugada
O Magazine Luiza sempre carrega prestígio pelos pioneirismo e inovação presentes em suas ações. Em 2003, promoveu euforia e congestionamento na web com a maior e mais inovadora liquidação já vista na internet, a Liquidação da Madrugada.
O site, que ficou de "fechado" no dia que antecedeu a Liquidação, "abriu suas portas" à meia-noite para receber seus clientes, que aguardavam o momento como se estivessem em uma fila real à espera do grande acontecimento.
Os descontos oferecidos chegaram a 70%, assim como é de praxe na Liquidação Fantástica que ocorre nas lojas, seguindo a tradição da companhia, e um milhão de internautas passaram pelo site durante as oito horas de Liquidação!
Essa grande venda foi incorporada ao calendário anual de grandes promoções da rede.
-
Só Amanhã
Uma das promoções mais conhecidas do Magazine Luiza, o “Só Amanhã” acontece semanalmente, sempre trazendo descontos altamente competitivos.
A promoção consiste em anunciar a venda de determinados produtos por apenas 24 horas e já alcançou números incríveis e surpreendentes, tais como: 36 mil edredons, 32 mil ventiladores de teto, 12 mil fornos de microondas, 8,5 mil aparelhos de som e 7 mil guarda-roupas. Tudo em apenas um dia!
-
Campanha 50 anos, 50 casas
Sempre buscando a felicidade e retribuindo às expectativas das pessoas, o Magazine Luiza lançou, em 2007, quando completou 50 anos de história, a maior campanha já existente no varejo nacional: 50 anos, 50 casas de presente para você!
A cada R$ 50 em compras de qualquer produto da rede, os clientes concorriam a 50 casas, entregues periodicamente em um quadro do Domingão do Faustão, exibido na Rede Globo e estrelado pelo próprio apresentador do programa de TV.
O mais interessante nesse aspecto foi perceber o tamanho da receptividade com que Fausto Silva aceitou em agregar sua imagem a uma tão gigantesca promoção brasileira, tornando-se o verdadeiro “garoto propaganda” do Magazine Luiza, fato que, até o momento, não tinha sido privilégio de nenhuma outra empresa varejista.
E isso não foi tudo. Na mecânica da campanha, os clientes tinham a chance de ganhar, inclusive, o “recheio” da casa, ou seja, todos os eletrodomésticos e mobiliários vendidos pela rede. Quem cantasse melhor em um karaokê levava a casa no valor de R$ 50 mil e mais todos os eletrodomésticos e mobília internas.
-
A Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil
Tanta força de vontade e espírito de grupo atingiu um resultado reconhecido internacionalmente, por uma das mais conceituadas consultorias mundiais em ambiente de trabalho, o Instituto Great Place To Work.
A partir de 1998, o Magazine Luiza passou a integrar o ranking das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Em 2003, foi eleito ‘A Melhor Empresa para se trabalhar no Brasil’. Essa avaliação, realizada pela Revista Exame (Editora Abril) e pelo Instituto Great Place to Work, leva em conta a opinião dos próprios colaboradores das empresas avaliadas.
Pela primeira vez na história, uma empresa de varejo ganhou esse prêmio, um reconhecimento que está entre os mais importantes da história do Magazine Luiza. Isso foi uma prova contundente de que os colaboradores estão felizes com a empresa.
A manutenção desse excelente trabalho culminou em outra grande conquista, em 2007, com a eleição do Magazine Luiza como a ‘Melhor Empresa para as Mulheres trabalharem’, reafirmando o esforço da rede em promover um ambiente organizacional saudável e de prosperidade em todos os sentidos. Outro reconhecimento desse nível ocorreu em 2010, quando o Magazine Luiza foi escolhido também como a empresa que ‘Melhor se comunica com os seus colaboradores’ e, em 2011, como a ‘Melhor em escutar os colaboradores’.
De 1998 a 2011, a empresa esteve no ranking das melhores companhias para se trabalhar no País, motivo de grande orgulho para todos que fazem parte dessa história.