Conheça melhor o Magazine Luiza

Mais de 50 anos de crescimento

Loja Magazine Luiza

O Magazine Luiza foi fundado em 16 de novembro de 1957, em Franca-SP, quando o casal Sr. Pelegrino José Donato e Dona Luiza Trajano Donato adquiriram uma pequena loja de presentes, chamada na época de A Cristaleira. O nome Magazine Luiza surgiu após um concurso cultural de rádio realizado com os próprios clientes.

Hoje com mais de 740 lojas, 9 centros de distribuição e 3 escritórios, espalhados por 16 estados brasileiros, a companhia figura entre os maiores varejistas do País, oferecendo produtos para a casa da família brasileira, onde o cliente quer e do jeito que ele quer, por meio de multicanais como lojas físicas, lojas virtuais, televendas, e-commerce e até nas redes sociais, com o Magazine Você.

Loja Magazine Luiza

Os principais produtos comercializados pela empresa estão nos setores de móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, presentes, brinquedos, hobby e lazer, informática e telefonia. No site há um mix mais amplo do que nas lojas físicas, contando com cerca de 44 mil modelos de produtos. Em agosto de 2013, a partir da aquisição da Campos Floridos, detentora do site Época Cosméticos, o Magazine Luiza passou a oferecer também produtos de beleza aos seus clientes.

Nas 13 aquisições que fez até hoje, o Magazine Luiza nunca deixou de lado o jeito diferenciado de ser e de tratar clientes e colaboradores.

Crescer de forma sustentável, mantendo o espírito inovador, respeitando as pessoas e buscando o desenvolvimento do país, fez o Magazine Luiza se tornar uma referência nacional e internacional em gestão empresarial. É desta forma que a empresa pretende continuar expandindo-se nos próximos anos.

Missão, Visão e Valores

Missão

Ser uma empresa competitiva, inovadora e ousada que visa sempre o bem-estar comum.

Visão

Ser o grupo mais inovador do varejo nacional, oferecendo diversas linhas de produtos e serviços para a família brasileira. Estar presente onde, quando e como o cliente desejar, seja em lojas físicas, virtuais ou online. Encantar sempre o cliente com o melhor time do varejo, um atendimento diferenciado e preços competitivos.

Valores e Princípios

Respeito, Desenvolvimento e Reconhecimento: nós colocamos as pessoas em primeiro lugar. Elas são a força e a vitalidade da nossa organização;

Ética: nossas ações e relações são baseadas na verdade, integridade, honestidade, transparência, justiça e bem comum;

Simplicidade e Liberdade de Expressão: buscamos a simplicidade nas nossas relações e processos, respeitamos as opiniões de todos e estamos abertos a ouvi-las, independentemente da posição que ocupam na empresa;

Inovação e Ousadia: cultivamos o empreendedorismo na busca de fazer diferente, por meio de iniciativas inovadoras e ousadas;

Crença: acreditamos em um Ser Supremo, independentemente de religião, bem como nas pessoas, na empresa e no nosso País;

Regra de Ouro: faça aos outros o que gostaria que fizessem a você.

Estrutura Organizacional e Governança

Organograma

O Magazine Luiza adota as práticas de governança recomendadas pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), cujas premissas são transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

Conselho de Administração e Comitês:

O Conselho de Administração é constituído por seis membros, sendo quatro eleitos e dois independentes, com mandato de um ano e quatro meses. A Diretoria é formada por seis membros: Diretor-Presidente, Diretor- Superintendente, Diretor-Financeiro e de Relações com os Investidores, Diretor de Administração e Controle, Diretor Comercial e Diretor de Operações. São eleitos com mandato de dois anos. Suas principais funções são praticar todos os atos necessários ao funcionamento regular da Companhia; submeter ao Conselho de Administração as Políticas e Estratégias da Companhia, as propostas de aumento de capital e de reforma do Estatuto; recomendar a aquisição, alienação ou oneração de bens, móveis ou imóveis. Luiza Helena Trajano Rodrigues, Diretora-Presidente do Magazine Luiza, é também vice-presidente do Conselho de Administração. O Magazine Luiza também possui Conselho Fiscal e dois comitês. O Conselho Fiscal é um órgão societário com caráter não permanente, de atuação independente da administração e dos auditores da empresa. Constituído por cinco membros, sendo três titulares e dois suplentes, com mandato de um ano e quatro meses. O Comitê de Auditoria e Riscos é composto por três membros com mandato de um ano. Sua responsabilidade principal é assessorar o Conselho de Administração na supervisão da qualidade, veracidade e integridade das demonstrações e demais relatórios financeiros; na qualificação, performance e independência dos auditores independentes; no monitoramento sobre a adequação do Magazine Luiza às exigências das leis e regulamentos; no monitoramento das atividades de gerenciamento dos principais riscos corporativos e respectivos controles internos para mitigá-los. O Comitê de Finanças também possui três membros efetivos com mandato de um ano. Tem como atribuição principal assessorar o Conselho de Administração nas definições da política e do planejamento financeiro da Companhia; das políticas e dos níveis de endividamento adequados para as atividades da Companhia, bem como o monitoramento de covenants contratuais e garantias; na definição da política de aplicações financeiras e de investimentos; no monitoramento dos riscos financeiros para o Magazine Luiza e das atividades das subsidiárias Luizacred S.A. – Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento, e Luizaseg Seguros S.A.

Compromisso com a Sociedade

O cuidado do Magazine Luiza com as pessoas engloba os seus colaboradores, clientes e fornecedores, e todos os seus públicos de relacionamento.

Nossa atuação na comunidade excede a ajuda material e tem caráter participativo em ações sociais que vão desde cursos gratuitos até o auxílio aos jovens para que retomem os estudos, além de apoio a projetos sociais e culturais por meio de leis de incentivo, que tem como foco a promoção do acesso à cultura e educação de jovens e crianças.

A valorização da diversidade também é apoiada pelo Magazine Luiza através de projetos internos que promovem a contratação e assessibilidade de pessoas com deficiência em todas suas unidades e também a valorização das mulheres, com apoio à campanhas contra a violência às mulheres.

O compromisso social é uma das nossas crenças. Estamos convictos de que o nosso sucesso é fruto do sucesso das pessoas que fazem parte da nossa história.

Líder Inspiradora

A presidente Luiza Helena Trajano é um exemplo de inspiração para os colaboradores do Magazine Luiza e para a sociedade brasileira. Por sua presença ativa pelo desenvolvimento do Brasil e pelo estímulo ao empreendedorismo, Luiza Helena é frequentemente convidada para dar palestras e participar de seminários e debates.

Sua atuação também se destaca como membro do Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV) e do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social (CDES) da Presidência da República. Por esta disponibilidade em contribuir com a sociedade, Luiza Helena foi convidada pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 para ocupar uma das cinco vice-presidências de seu conselho diretor. A presidente do Magazine Luiza é a única mulher a integrar a mesa do conselho diretor, que é um órgão de administração e representação da Olimpíada no Rio de Janeiro em 2016.

Grande defensora do Brasil, em 2014 Luiza também foi destaque em diversos programas de TV e Revistas Nacionais e chegou a virar “meme” nas redes sociais devido a sua participação no programa Manhattan Connection, em debate com os quatro jornalistas presentes sobre inadimplência e o futuro do varejo nacional, quando demonstrou otimismo e preparo para embasar sua convicção.

Em novembro de 2014, Luiza Helena foi reconhecida como a “Empresária Mais Admirada do Brasil”, em pesquisa realizada pela revista Carta Capital, no evento das “Empresas Mais Admiradas da Carta Capital”.

Relação com a Concorrência

A relação do Magazine Luiza com a concorrência sempre foi de muito respeito, pois as lideranças defendem o princípio de que a companhia só será forte se atuar em uma economia saudável com espaço para todos serem bem sucedidos.

A presidente do Magazine Luiza foi também uma das fundadores e é membro do Conselho do Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV), que reúne os grandes varejistas do País para tratar de questões comuns, uma iniciativa que demonstra a postura de colaboração com os concorrentes. Além de Luiza Helena, o CEO Marcelo Silva também foi um dos fundadores do IDV e participa ativamente das atividades do instituto, assim como várias lideranças da empresa integram os comitês de trabalho.

Parceria com Fornecedores

No setor de varejo, a relação de interdependência do comércio com a indústria é muito forte e pode ser saudável para ambos se cada um considerar que o ganho vem de um preço justo ao consumidor, um ganho justo para o trabalhador e ganhos justos para ambos os parceiros. É o conceito do ‘ganha-ganha’ – todos ganham e se desenvolvem, contribuindo também para o desenvolvimento do País.

Para oficializar esta visão, o Magazine Luiza assina com seus fornecedores, desde 2002, uma Carta de Parceria, na qual todos os aspectos negociados são especificados, garantindo assim a tranquilidade para realizar o planejamento ao longo do ano, em uma relação de grande transparência. Esta prática contribui para a profissionalização e melhoria dos procedimentos, e reduz os riscos de uma produção mal planejada, que poderia prejudicar as duas partes.

Centros de Promoções

Os Centros de Promoções foram criados com o objetivo de promover a interação com a sociedade dentro das lojas através de eventos, cursos e programas sociais que geram o desenvolvimento da comunidade.

As 112 lojas virtuais do Magazine Luiza possuem Centros de Promoções para fortalecer o relacionamento com os clientes e oferecer experiências memoráveis através de atividades gratuitas que colaboram com o desenvolvimento da comunidade, como aulas de dança de salão, capoeira, oficinas da alegria, dia da beleza, além de cursos de informática, aulas de culinária e artesanato, que podem proporcionar um rendimento extra aos participantes.

Os Centros de Promoções possuem também computadores com acesso à internet para trabalhos e pesquisas escolares, disponível para estudantes da rede pública e para a população em geral.

Valorização da Mulher

O Magazine Luiza tem a valorização da mulher em sua essência, pois foi fundada e é presidida por uma mulher, e conta com 51% de seus colaboradores mulheres, desde lideranças à cargos iniciantes. A empresa busca constantemente valorizar o desenvolvimento e inclusão das mulheres no mercado de trabalho através de benefícios como o Bolsa Auxílio, que disponibiliza bolsas de estudos para funcionários que desejem ampliar seus conhecimentos pessoais e profissionais, desde 1992. O Bolsa Auxílio é concedido a todos que tenham mais de um ano de empresa e obtenham parecer favorável dos seus líderes imediatos.

Para cuidar da saúde e qualidade de vida das suas colaboradoras e seus bebês, o Magazine Luiza oferece o programa Saúde Mamãe e Bebê. As colaboradoras que são mães e se inscrevem no programa têm os seguintes benefícios: reembolso da coparticipação dos valores de consultas e exames referentes ao prénatal; Livro do Bebê; acompanhamento telefônico durante o período gestacional por equipe especializada em caso de gravidez de risco. Dessa forma, a empresa procura oferecer um atendimento especial nesse momento tão importante da vida de suas colaboradoras.

Outro benefício concedido às mães é o Cheque -mãe, com o valor de R$ 250,00 mensais, as mães ficam mais tranquilas por terem condições de manter os filhos bem cuidados enquanto estão trabalhando.

Estes benefícios tem o objetivo de valorizar a mulher e tentar equiparar as oportunidades entre homens e mulheres em uma sociedade historicamente injusta nas relações de trabalho.

O Cheque Mãe é um benefício criado para valorizar a mulher e tentar equiparar as oportunidades entre homens e mulheres em uma sociedade historicamente injusta nas relações de trabalho. Estatisticamente, é a mãe quem se responsabiliza pelos filhos, mesmo que o pai esteja presente.

Defesa da Mulher

Em 2014, a empresa aderiu ao Pacto de Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha, promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, uma ação para promover a cultura do respeito e igualdade entre homens e mulheres e eliminar a violência doméstica. Além disso a empresa desenvolveu internamente o projeto Mulheres em Ação com curso de comunicação pessoal oferecido para colaboradoras que atuam no Escritório de Negócios de São Paulo.

Valorizar pessoas e causas sociais e prestar apoio àqueles que mais necessitam são bandeiras defendidas pelo Magazine Luiza até mesmo em áreas nas quais a empresa não tem relação direta.

A presidente Luiza Helena Trajano mantém uma profissional da Delegacia de Defesa da Mulher que atua no tratamento e acompanhamento do público atendido, formado por mulheres, crianças e adolescentes que foram vítimas das mais diversas formas de violência. A iniciativa partiu de uma solicitação da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), de Franca, SP.

Outubro Rosa

O mês de outubro já virou referência na prevenção do câncer de mama. Por conta do Outubro Rosa, movimento que começou nos Estados Unidos com o objetivo de conscientizar a população para o diagnóstico precoce da doença. No Brasil, o Movimento ganhou força com a ONG “Orientavida”, que criou a campanha “Outubro Rosa”, para divulgar a importância da detecção do câncer de mama e dos direitos da mulher de fazer mamografia pelo SUS.

O Magazine Luiza, pelo quarto ano consecutivo, se engajou neste movimento e promoveu diversas ações com a finalidade de reforçar a importância do cuidado com a saúde da mulher.

A vendedora virtual Lú apoiou a campanha em seu blog dentro sdo site do Magazine Luiza e os canais de comunicação internos foram grande aliados na disseminação da campanha. O topo do Portal Luiza ficou “rosa” e recebeu a marca da campanha.

Meio Ambiente

Embora não exerça atividade de agressão ao meio ambiente, o Magazine Luiza tem consciência de que gera impactos indiretos e, por isso, desenvolve políticas e práticas de preservação e conscientização em relação aos recursos naturais.

A empresa adota lixeiras de coleta seletiva em seus escritórios e centros de distribuição, desenvolvendo campanhas de sensibilização para o tema no Portal Luiza e na Rádio Luiza sobre preservação e cidadania ambiental.

O Centro de Distribuição de Louveira-SP e o CD de Alhandra-PB também foram projetados para obter grande aproveitamento da iluminação natural, reduzindo o consumo de energia, e também para o aproveitamento da água da chuva, reduzindo o consumo de água tratada. Os pallets de madeira foram adquiridos com certificação de manejo sustentável de florestas, contribuindo com a preservação ambiental do planeta.

O Centro de Distribuição de Louveira, no interior de São Paulo, recebeu a certificação de responsabilidade ambiental emitida pela CETESB por cumprir com os procedimentos necessários para a destinação final ambientalmente correta dos pneus inservíveis em conformidade com o disposto na Resolução Nr. 416.

Conscientização Ambiental

Em busca da utilização consciente, o Magazine Luiza passou a adotar, a partir de 2012, o papel de remanejo florestal de marcas homologadas com o selo FSC (Forest Stewardship Council), uma sigla em inglês para Conselho de Manejo Florestal.

A certificação florestal deve garantir que a madeira utilizada em determinado produto é oriunda de um processo produtivo manejado de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável, além de garantir o cumprimento de todas as leis vigentes. Com a utilização deste papel a empresa garantiu o replantio de 3 mil árvores.

Além disso, o Magazine Luiza desenvolve, de forma permanente, campanhas de conscientização em todos os canais de comunicação internos e também nas reuniões. Outras medidas práticas que contribuam com a preservação do planeta também são tomadas como, por exemplo, o uso de torneiras temporizadas e luzes com sensor de presença e a disponibilização de conjuntos de coleta seletiva por tipo de material em todos os escritórios da rede.

Em 2014, os colaboradores do Escritório de Negócios de São Paulo participaram de uma campanha de reciclagem de lixo eletrônico em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A companha foi o inicio da parceria entre o Magazine Luiza e a Coopermiti. Os funcionários descartaram o e-lixo no escritório, e a Coopermiti retirou o material para reciclagem, foram reciclados 121Kg. de produtos eletrônicos.

Cultura Local

O patriotismo, a crença no Brasil e o respeito à diversidade são valores fortes do Magazine Luiza. Em todos os eventos internos, como palestras, apresentações, atividades ou dinâmicas, esses aspectos são abordados. Além dos encontros corporativos, o Marketing da empresa procura patrocinar, em cada região em que a marca está inserida, eventos que fortaleçam a cultura local.

Nos Encontrões ou em outros eventos de grande porte da empresa, são contratados grupos artísticos locais ou regionais para enriquecer a programação e proporcionar entretenimento saudável e construtivo, sempre privilegiando os talentos da casa. Para essas apresentações a empresa também convida grupos culturais que tenham programas sociais e educativos.

O Magazine Luiza patrocina, por meio de leis de incentivo, projetos sociais e culturais que promovem a integração nas comunidades através de atividades de formação artística e cultural na área das artes cênicas, dança e música para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Os 19 projetos apoiados atualmente, sendo 15 no estado de São Paulo, dois no Goiás, um em Minas Gerais e um no Ceará, atendem diretamente mais de 7 mil pessoas entre crianças, adolescentes e jovens entre 7 e 18 anos, totalizando mais de R$3 milhões de investimento através das leis de incentivo.

Inclusão

A cultura da Inclusão de Pessoas com deficiência está se consolidando no Magazine Luiza, especialmente após a implantação do Programa de Inclusão, conduzido pela área de Relações Corporativas e Sustentabilidade.

A acessibilidade disseminada em suas unidades através de treinamentos, sensibilizações, treinamentos, adoção de processos, fizeram com que a prática da inclusão fosse incorporada e as equipes preparadas para receber clientes e colegas de trabalho com deficiência.

A empresa dá todo o suporte necessário para que essa adaptação à rotina de trabalho nas lojas, CDs e escritórios seja tranquila, disponibilizando softwares para os deficientes visuais, cursos de LIBRAS para as unidades que receberão deficientes auditivos em suas equipes e acessibilidade para as deficiências físicas e visuais.

O envolvimento das próprias pessoas com deficiência, por meio de pesquisas, foi fundamental para a definição das diretrizes. A principal referência externa foi a Rede Empresarial de Inclusão Social, (www.redeempresarialdeinclusaosocial) e Magazine Luiza passou a integrar, em março de 2013, seu grupo diretor.

Na TV corporativa, é veiculado semanalmente oquadro Sou Eficiente, desde maio de 2013, com um protagonista por quadro, mostrando a contribuição profissional que estas pessoas estão dando para a empresa. Para participar do quadro não basta a pessoa ter deficiência, ela tem que ser indicada por seu gestor e seus colegas, em reconhecimento ao seu bom desempenho. No quadro, a equipe e a liderança também são entrevistados, e muitos falam dos receios que tinham antes da pessoa entrar, e de como é conviver com ela. O profissional é entrevistado e fala o que tem feito na empresa e o que espera daqui para frente. Já foram exibidos mais de 80 quadros semanais Sou Eficiente, desde o seu lançamento.

A quantidade de pessoas com deficiência cresceu de 302 (em 31 de dezembro de 2012) para 970 (em novembro de 2014). Todos recebem capacitação, treinamentos presenciais e/ou e-learning, bolsa de estudos de até 70% para cursos de graduação (oferecida a todos os colaboradores da empresa), isenção do pagamento do plano de saúde (apenas para pessoas com deficiência) e demais benefícios legais.

Em setembro de 2014, a empresa recebeu o Prêmio Aberje 2014 do estado de São Paulo, pelo filme exibido em março no Seminário de Posicionamento Estratégico, que mostra os resultados em termos de incorporação da inclusão de pessoas com deficiência. http://vimeo.com/109479366.

Rede do Bem - Voluntariado

A preocupação do Magazine Luiza com as pessoas também se traduz na responsabilidade e no cuidado com os quais a empresa trata as comunidades onde está inserida. Através do projeto Rede do Bem, criado em 2010, os colaboradores são incentivados a se engajarem em ações sociais que beneficiem as pessoas de baixa renda e levem melhorias à cidade ou bairro em que vivem.

Com mais de 200 ações já cadastradas, e mais de 600 colaboradores envolvidos, a Rede do Bem utiliza o mesmo conceito das redes sociais, ou seja, são os próprios colaboradores que dão vida ao programa por meio da publicação das ações realizadas nas suas comunidades. É possível, também, dar sugestões e indicar ações voluntárias no espaço de comentários. Todas as ações também são divulgadas na Rádio Luiza e na TV Luiza para dar mais visibilidade ao projeto e estimular a multiplicação dos exemplos de solidariedade entre os colaboradores.

Transparência

A transparência sempre foi um dos valores mais praticados e estimulados no Magazine Luiza. Manter os colaboradores e demais stakeholders bem informados sobre os acontecimentos da empresa através de uma comunicação eficiente e acessível a todos leva a companhia a desenvolver novos projetos a cada ano.

Comitê de Clientes

Uma equipe de mais de 100 colaboradores entre diretores, gerentes, fornecedores, coordenadores e a presidente Luiza Helena participam do Comitê de Cliente, que foi criado com o objetivo de expôr ideias inovadoras de excelência no atendimento ao cliente e no pós-venda. As reuniões são realizadas mensalmente no Centro de Distribuição de Louveira, no interior de São Paulo.

ML Day

O “ML Day” é realizado anualmente, quando os diretores executivos apresentam as principais conquistas do período, os desafios e expectativas aos investidores. É realizado no Escritório de Negócios de São Paulo. Além deste encontro, os investidores e clientes podem visualizar informações financeiras e o Relatório Anual e de Sustentabilidade no site de Relações com Investidores através do link: magazineluiza.com.br\ri, onde também contam com canais diretos de relacionamento, por telefone, e-mail ou visitas.

Luiza Tour

Através do programa “Luiza Tour” grupos de pessoas interessadas em conhecer a empresa visitam o Escritório de Negócios de São Paulo. Os assuntos são variados: cultura, gestão de pessoas, gestão administrativa, inovação, comunicação e negócios. A programação dos encontros é personalizada de acordo com as solicitações dos visitantes. A principal finalidade deste programa é estimular as práticas de condução ética nos negócios, buscando resultados e valorizando as pessoas.

Se você tem interesse em nos visitar, entre em contato através do e-mail luizatour@magazineluiza.com.br.

Trabalhos Acadêmicos

O Magazine Luiza atende estudantes que tem interesse em utilizar as práticas da empresa como case em seus trabalhos acadêmicos. Nesta página são disponibilizadas uma série de conteúdos, que auxiliam na elaboração dos trabalhos e colaboram para o desenvolvimento dos estudantes.

Assessoria de Imprensa

Para atendimento aos jornalistas, o Magazine Luiza tem uma parceria com a Fonte Assessoria de Impresa, que atende às solicitações com excelência. O contato pode ser realizado através do telefone 16 2111-7200 ou por e-mail: fonte@fonte.com.br

Comunicação com Colaboradores

A forma diferenciada de se relacionar, tanto com o público interno quanto com o externo, é disseminada por todos na empresa e cresce de forma orgânica junto com a companhia, sendo levada aonde quer que esteja o Magazine Luiza. O Jeito Luiza de Ser norteia o comportamento e as ações a serem praticadas pelos líderes, colaboradores e todos aqueles que, direta ou indiretamente, se relacionam com a companhia.

Os canais corporativos garantem agilidade na atualização, na acessibilidade irrestrita e na grande possibilidade de interação, tornando-os mais do que meios de informação e comunicação, mas sim instrumentos de diálogo e de contribuição para o fortalecimento dos valores da empresa.

TV Luiza

Implantado em 2005, este canal de comunicação aproxima e permite que os colaboradores estejam mais unidos e alinhados aos propósitos da empresa. A TV Luiza exibe um programa semanal, ao vivo, antes da abertura das lojas. Desde sua criação já foram exibidos mais de 500 programas inéditos, nos quais os protagonistas são os próprios colaboradores, que contam suas experiências, sua trajetória, e seus exemplos para obter os bons resultados com ética.

Portal Luiza

O Portal Luiza (intranet) foi lançado em 2005 e nestes nove anos passou por algumas reformulações. O site é atualizado permanentemente, ao longo do dia, com registro médio de 2 milhões de acessos à página inicial por mês. É a principal fonte de informações, notícias e procedimentos que auxiliam o colaborador no desempenho de suas funções.

O Portal Luiza é também um importante espaço para que o colaborador expresse sua opinião, seja por chats, fóruns, enquetes, comentários em notícias ou pesquisas, sugestões.

Rádio Luiza

Veículo importante para o fortalecimento da cultura do Magazine Luiza, a Rádio Luiza tem seis anos de atuação e é parte integrante do ambiente de trabalho, pois sua programação, orientada por pesquisa de satisfação entre colaboradores, é executada nas lojas e centros de distribuição durante todo o período de trabalho.

Para o Nordeste é feita uma programação especial, valorizando a cultura e as preferências musicais deste público.

Como este canal é ouvido também por clientes, a Rádio Luiza cumpre o papel de entretenimento, com uma programação leve e agradável. Além das ofertas e promoções, são veiculadas mensagens sobre qualidade de vida, direito do idoso, da criança e do adolescente, boa alimentação, cidadania, medidas de prevenção para uma boa saúde, notícias da empresa e depoimentos de colaboradores.

Canal 900

Para promover a integração dos colaboradores do Escritório de Negócios de São Paulo foi criado em junho de 2011 um novo veículo de comunicação, o Canal 900.

Exibido em diversos aparelhos de TV, com animação sem áudio, o Canal 900 transmite continuamente notícias internas, agenda cultural de São Paulo, informações sobre trânsito e clima, dicas de saúde e bem-estar.

Luiza Notícias

Em novembro de 2012, a empresa lançou o Luiza Notícias, com notas dos principais acontecimentos corporativos, como: eventos internos, premiações, reuniões com lideranças e melhores práticas da cultura da empresa.

Atualmente, na 100ª edição, o Luiza Notícias é enviado semanalmente para a diretoria executiva, principais lideranças da empresa e investidores do Magazine Luiza, e os demais colaboradores também podem acessá-lo através do Portal Luiza caso tenham interesse.

Seminário de Posicionamento Estratégico

Todos os 1300 líderes da empresa participam do Seminário de Posicionamento Estratégico, que é uma reunião semestral com o objetivo de apresentar e reconhecer as conquistas dos últimos meses e preparar a equipe para as metas da empresa.

Com o tema “Juntos para Servir”, e com um planejamento participativo, o Magazine Luiza reuniu 1.300 colaboradores de cargos de liderança para o Seminário de Posicionamento Estratégico da empresa, realizado em novembro de 2014, em Atibaia-SP.

A presidente LuizaHelena dirigiu um talk show com a participação de Chieko Aoki, presidente da rede Blue Tree Hotels e da estilista Martha Medeiros, sobre o tema “Prazer em Servir”. Os colaboradores que se destacaram nas campanhas da empresa receberam o reconhecimento e prêmios durante o evento. Todos os participantes realizaram trabalhos em 18 grupos que buscaram soluções para temas desafiadores para a empresa, utilizando a metodologia Pensar Mais Um, implantada na rede Blue Tree. O superintendente Marcelo Silva e os diretores executivos Frederico Trajano e Fabrício Garcia apresentaram para o grupo de líderes as principais realizações de 2014 e o direcionamento para 2015.

Disque-Presidência

Aberto a todos, o Disque-Presidência é mais um canal de comunicação que possibilita a todo colaborador, se desejar, denunciar práticas em desacordo com os valores da empresa.

A própria presidente, Luiza Helena Trajano, e a diretora de Gestão de Pessoas, Telma Rodrigues, analisam as denúncias com o objetivo de fazer prevalecer a justiça, a ética e a valorização da equipe.

O sigilo é garantido e nenhum colaborador sofre pena, punição ou retaliação por denunciar práticas de má-fé ou lesão ao patrimônio da empresa. Com este canal, todos são convidados a manter a política de transparência e diálogo aberto.

Reunião Matinal

Todos os dias, antes da abertura de cada uma das lojas da empresa, são feitas reuniões de alinhamento para busca dos resultados, chamada de Reunião Matinal. Neste momento é feito um resumo do dia anterior e são combinadas as estratégias e metas para o dia. Todos têm o direito de sugerir, fazer propostas e manifestar seus sentimentos. A reunião tem duração máxima de 20 minutos.

Rito de Comunhão

Um momento em que há uma grande sinergia e alinhamento de toda a empresa, com a renovação permanente dos vínculos, dos valores e da aproximação uns com os outros, o Rito de Comunhão é realizado todas as segundas-feiras pela manhã em todas as unidades da companhia, com a coordenação dos próprios colaboradores, que se dividem através de uma escala de apresentações.

Neste momento, além de alinhar questões práticas relacionadas ao dia a dia na loja ou empresa, no caso dos escritórios, os colaboradores têm a oportunidade de compartilhar um momento de integração e motivação que faz jus à premissa de valorização das pessoas em primeiro lugar, tão cultivada e difundida no Magazine Luiza.