Multicanais

Inovação

A prática da inovação e ousadia faz parte da rotina de trabalho do Magazine Luiza, sem deixar de lado suas crenças e princípios sólidos de valorização das pessoas.

Em 1992, por exemplo, a empresa foi pioneira no País na criação das lojas virtuais, naquela época chamadas de lojas eletrônicas – um case que chegou a ser estudado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Também nasceu dentro da companhia a Liquidação Fantástica, em 1994, uma ideia que revolucionou o calendário de vendas de todo o setor de varejo para o mês de janeiro.

Com o lançamento do Magazine Você, em 2011, um sucesso de crítica e público com mais de 60 mil lojas em seu 1º ano, criou a primeira iniciativa de social commerce brasileiro, obtendo o reconhecimento de importantes prêmios internacionais.

Inovar é uma característica tão intrínseca ao dia-a-dia da companhia que faz parte inclusive do texto final do credo, um documento que perpetua para as próximas gerações o jeito de ser, pensar e agir dos fundadores: “Não somos seguidores. Somos pioneiros, somos inovadores."

Luizalabs

Em 2014, o Magazine Luiza criou o Luizalabs, um laboratório de Tecnologia e Inovação, dentro do núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento, com o objetivo de criar produtos e serviços com foco no varejo, oferencendo aos clientes mais benefícios e uma melhor experiência de compra.

Formado por um grupo de desenvolvedores que não lidam com o dia a dia da empresa e só se preocupam com inovação, a estrutura é separada do Magazine Luiza, para viabilizar parcerias com universidades e financiamentos, como o Finep.

Um dos principais projetos elaborados pelo Luizalabs é o Bob, uma aplicação de Big Data que mudou a forma de trabalhar com conteúdo customizado no Magazine Luiza, alavancando as vendas e melhorando a experiência do consumidor. Hoje o Bob é responsável por todas recomendações de produtos do magazineluiza.com, entregando sugestões de compras também por e-mails e via redes de display.

Multicanalidade

O Magazine Luiza tem a premissa de estar onde, como e quando o cliente desejar. Assim, além das suas mais de 700 lojas físicas, nos modelos lojas de rua e lojas de shopping, a empresa oferece vários outros canais de venda e de relacionamento. Para garantir a maior integração entre estes canais, em 2014, foi criado o Marketing Multicanal, integrando as equipes de Marketing E-commerce e Marketing das lojas físicas. Essa medida viabilizou uma comunicação multicanal ao cliente, envolvendo cada vez mais as lojas físicas e o site. A vendedora virtual Lú passou a representar a marca não só nas redes sociais, como também nos comerciais de TV e tablóides impressos.

Lojas Virtuais

O pioneirismo passou a ser uma das marcas da empresa a partir da criação das lojas eletrônicas – hoje chamadas de lojas virtuais -, em 1992, quando o mundo ainda dava os primeiros passos na utilização da internet.

Essas lojas vendem produtos por meio de terminais multimídia, com vendedores orientando aos clientes, sem produtos em exposição. O relacionamento com o cliente é o principal foco deste modelo de vendas. A empresa fechou 2014 com 112 lojas desse tipo no País.

magazineluiza.com

A experiência adquirida com as lojas virtuais levou o Magazine Luiza a revolucionar o e-commerce brasileiro, com a criação do site magazineluiza.com, em 1999. Hoje, o site é um dos maiores do setor e conta com os mais modernos canais e ferramentas de interação com os clientes, como videocast, podcast e blog, além de marcar presença constante em redes sociais, como Facebook e Twitter.

Em 2012, o site ganhou um visual mais moderno, sendo totalmente remodelado. As categorias de produto do site agora estão organizadas por cores, assim como as lojas, ampliando ainda mais a experiência de compra, de forma fácil e intuitiva.

Nesta nova versão, foi implementada também uma tecnologia que realiza a recomendação de produtos aos clientes de acordo com o comportamento de navegação e de compra, buscando a melhoria na experiência de compra. Compartilhar as suas compras nas redes sociais também está muito mais fácil, basta dar um clique no fechamento da compra para compartilhar no Facebook.

O comércio eletrônico está totalmente integrado ao Magazine Luiza e oferece uma gama de produtos de aproximadamente 44 mil itens, impulsionado por novas parcerias B2B e marketplace. É por ações como esta que o site recebe constantemente premiações pela inovação e satisfação dos consumidores.

Magazine Você

Em 2011, o Magazine Luiza trouxe ao mercado a primeira iniciativa de social commerce do Brasil, o Magazine Você, novidade que mudou o jeito de fazer negócios nas redes sociais, oferecendo a oportunidade de empreender sem a necessidade de um investimento financeiro.

É a primeira iniciativa de social commerce no Brasil, com uma venda realizada por meio da relação social entre as pessoas, usando a plataforma de e-commerce do Magazine Luiza. O “dono” da loja Magazine Você monta uma vitrine e pode vender qualquer produto do Magazine Luiza para seus amigos e conhecidos.

O Magazine Você ampliou o número de lojas, quando abriu o projeto para o público em geral – antes deste momento, apenas familiares de colaboradores podiam criar suas lojas. Diversas ações de marketing são desenvolvidas para reforçar a divulgação do novo modelo de vendas online nas redes sociais e no Google. Ao final de 2014 o Magazine Você chegou a mas de 200 mil lojas neste formato.

Chip Luiza

Projeto inédito no País, o Chip Luiza foi lançado pelo Magazine Luiza, em 2012, com o objetivo de democratizar o acesso à internet e se consolidar como um novo canal de relacionamento e vendas.

O Chip Luiza é um chip de celular, com um menu exclusivo do Magazine Luiza, em parceria com a operadora Claro, e tem diversos benefícios para o cliente, como acesso gratuito às redes sociais e promoções exclusivas.

Este novo canal de relacionamento proporciona mais interatividade, indo ao encontro da filosofia inovadora da empresa e construindo uma nova plataforma de relacionamento entre a marca e seus consumidores.

Época Cosméticos

Em agosto de 2013 o Magazine Luiza assinou um contrato de compra e venda de 100% do capital social da Campos Floridos, detentora do site Época Cosméticos – especializado na venda online de produtos de beleza.

A aquisição do site www.epocacosmeticos.com.br reforça a estratégia de expansão e consolidação da operação de e-commerce do Magazine Luiza em um segmento que tem margens atrativas, cresce expressivamente no Brasil e traz fluxo de clientes para o site. O site representa uma oportunidade de aumento do número de produtos que podem ser vendidos em outros canais, como o Magazine Você – a plataforma de comércio nas mídias sociais da Companhia.

Sem geração de custos de integração, sobreposição geográfica ou impacto sobre o quadro de colaboradores, esta aquisição reafirma o compromisso do Magazine Luiza com o crescimento sustentável da Companhia, mantendo a preocupação com as pessoas e a geração de valor para os seus acionistas.

Loja Mais Tecnológica

O Magazine Luiza inaugurou, em 2013, sua mais tecnológica loja de toda a rede. A filial foi aberta no shopping Iguatemi, em Ribeirão Preto-SP e conta com um mostruário interativo, criado pela Omni Labs, que possibilita a exposição dos produtos de uma forma inédita no Brasil.

Trata-se de uma vitrine com uma tela transparente de alta definição em que as informações sobre o produto são passadas ao usuário em vídeos e animações. O display ainda permite diversas adaptações, já que o tamanho da vitrine é feito sob medida.

A sétima loja da empresa em Ribeirão Preto, tem 1.284 metros quadrados, é climatizada e está dentro do padrão de loja conceito da rede. Seu projeto também atende às normas de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Consórcio Luiza

Em 1992, o Magazine Luiza criou o Consórcio Luiza, uma empresa coligada que atua em todas as lojas nos segmentos de Eletro&Móveis, Carro&Moto, Imóvel e Serviços. Com objetivo de realizar uma prestação de serviços inovadora e de qualidade, o Consórcio Luiza possibilita aos clientes a conquista de bens duráveis para um futuro melhor, como comprar o primeiro carro, trocar de moto, sair do aluguel, pagar uma viagem e até um casamento.

Luizacred

Desde 2001, o Magazine Luiza e o Unibanco se associaram para a criação da LuizaCred, que possibilitou à empresa oferecer uma grande variedade de serviços financeiros (Cartão Luiza, CDC, Empréstimo Consignado, Grana Extra e Seguros) a clientes que não tinham acesso aos bancos. A LuizaCred é uma das maiores financeiras do País e conta com a sólida estrutura de financiamento do Itaú-Unibanco.

Luizaseg

Em 2003, o Magazine Luiza se associou à Cardif, empresa do Grupo BNP Paribas, para a criação da LuizaSeg, uma seguradora responsável pelos produtos de garantia estendida e seguros. O Magazine Luiza é a única empresa do varejo a possuir uma seguradora própria, criada por meio de uma Joint Venture.